Em defesa das Rendas de Bilros
2011-09-02
A Escola de Rendas de Vila do Conde existe há 92 anos. É uma das únicas sobreviventes das Escolas­-Oficina criadas durante a Primeira República com o objectivo de dotar a nossa indústria com mão de obra qualificada em simultâneo com a aprendizagem das primeiras letras.
 
Dependente do Ministério da Educação, está directamente ligada à Escola Secundária José Régio. Tem contado com a constante cola­boração da Câmara Municipal e da Associação Para Defesa do Arte­sanato e do Património de Vila do Conde, num tipo de parceria, que lhe disponibilizam o espaço conve­niente e apoios logísticos no Museu das Rendas sito na Rua de S. Bento.
 
Desde que se aposentou a antiga professora do Quadro, tem sido anualmente contratada, por Despacho da Direcção Regional de Educação do Norte e ultimamente pela Escola Secundária José Régio, uma técnica especializada.
 
Este ano lectivo tal ainda não sucedeu, porque a imprescindível autorização do Governo tarda a chegar. O que faz com que as aulas não se tenham iniciado, gerando mal-estar, o que determinou um protesto público das alunas.
 
A Câmara Muni­cipal de Vila do Conde, não admite a hipótese de ver encerrada uma Escola singular que simboliza o que de mais rico há no património vilacondense e que felizmente tanto motiva e entusiasma crianças, jovens, adultas e idosas.
 
Consequentemente, espera-se que, urgentemente, o Ministério da Educação tome as providências adequadas para a Escola de Rendas de Bilros de Vila do Conde «abra portas» neste ano lectivo 2011/2012.
Copyright 2011 © Rendas de bilros. Todos os direitos reservados