Rendas de Bilros já são certificadas
2015-08-03

Na inauguração da 38ª Feira Nacional de Artesanato, no dia 25 de julho, foi apresentado o selo de certificação das Rendas de Bilros. A tradição vilacondense foi o primeiro produto português a ser certificado após a publicação do Dec. Lei 121/2015, que regulamenta o Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais e Tradicionais. A certificação foi concedida pela ADERE-Minho, organismo acreditado pelo Instituto Português de Acreditação.

As rendilheiras que queiram ver as suas peças certificadas devem primeiro ter o estatuto de artesãs, podendo depois obter a certificação através de uma Unidade Produtiva Artesanal, nomeadamente junto da Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde.
Foram já certificadas as rendilheiras Maria da Guia (da UPA Rendas de Bilros), Maria da Conceição, Isabel Carneiro e Madalena Barbosa. A Renda de Bilros de Vila do Conde junta-se assim aos já anteriormente certificados Artesanato dos Açores, Bordados de Guimarães, Bordados da Madeira, Bordados de Viana do Castelo, Olaria e Figurado de Barcelos, Lenços dos Namorados e Tapetes de Arraiolos.

Copyright 2011 © Rendas de bilros. Todos os direitos reservados